terça-feira, 29 de junho de 2010

Livro: A Arte de Viver - Epicteto

Livro: A Arte de Viver

Autor: Epicteto / Lebell, Sharon

Editora: Sextante

1ª Edição - 2006

ISBN: 8575422022

ISBN-13: 9788575422021

Brochura 14 x 21 cm

96 páginas

R$ 15,00





         
          Com uma linguagem simples, este livro reúne os ensinamentos do filósofo Epicteto, sobre como viver uma vida plena, uma vida feliz, como ser uma pessoa virtuosa, digna e tranquila independente dos problemas que permeiam nossas vidas.

          Nascido escravo por volta do ano 55 d.C. no Império Romano, ele se tornou um dos grandes mestres da Escola Estóica, tal como Sêneca e o imperador romano Marco Aurélio, que o tinha como a um mestre.

          Epicteto acreditava que a meta principal da filosofia é ajudar as pessoas comuns a enfrentar positivamente os desafios cotidianos e a lidar com as inevitáveis perdas, decepções e mágoas da vida. A arte de viver prega a liberdade e a tranqüilidade interiores, e demonstra que virtude e felicidade são estados estreitamente relacionados.

           Os 93 pensamentos precisos reunidos neste livro, é uma compilação das exposições orais de Epicteto assistidas por seu discípulo Flávio Arriano, no século II d. C. (92-175) e trazem a essência de uma filosofia cujos méritos foram comprovados pelo tempo e cuja recompensa é um inabalável e lúcido contentamento.

         Eis alguns ensinamentos contidos no livro:

“Apegue-se ao que é espiritualmente superior sem fazer caso do que as outras pessoas pensem ou façam. Mantenha-se fiel às suas verdadeiras aspirações, não importa o que esteja acontecendo em torno de você”.


“Não questione se os eventos deveriam acontecer tal como você desejaria, mas deixe ser sua vontade que os eventos devam acontecer tal como eles ocorrem, e você terá paz”.


“Mantenha frente aos seus olhos, dia a dia, a morte e o exílio e todas as coisas que parecem terríveis, mas a morte é a maior delas, e então você nunca irá colocar os seus pensamentos naquilo que é baixo e nunca irá desejar nada além das suas medidas apropriadas”.


“Na sua conversação evite menções freqüentes e desproporcionadas das suas próprias atividades e aventuras; porque as outras pessoas não tem o mesmo prazer em ouvir as coisas que lhe aconteceram na mesma medida que você obtêm ao contá-las”.


“É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe”.


“A verdade triunfa por si mesma; a mentira necessita sempre de cumplicidade”.


“Nada de grande se cria de repente”.


“Perturbam aos homens não as coisas, senão a opinião que delas têm”.




                                                                                                                                 .