segunda-feira, 12 de julho de 2010

Livro: Teofania


 Livro: Teofania
Autor: Walter Friedrich Otto
Trad.: Ordep Trindade Serra
Editora: Academia de Inteligência
1ª Edição - 2007
ISBN: 8588023725
Brochura 14 x 21 cm
200 páginas
R$ 28,00
 

             



                Esse famoso escritor, estudioso de mitos, que já era conhecido por suas obras sobre Mitologia Grega, supera-se nessa sua "Teofania". Do grego Theós, "Deus" e phaneroô, "aparecer", a teofania é uma espécie de "revelação", e a visão que o autor nos passa através de seu livro faz jus à etimologia.
Sua ousada afirmação a respeito do tema, já no primeiro capítulo, prenuncia o que teremos pela frente: os gregos não "criaram" seus Deuses, mas foram de fato os Deuses que criaram os gregos.
Sem qualquer hesitação, o autor afirma os Deuses como potências reais e inteligente que, como raios do Uno, estendem suas influências sobre todas as ordens de vida na Terra. São ricos os exemplos e as transcrições de citações a respeito em obras do mundo antigo, mostrando que essa visão, que surpreende o homem de hoje, era mais que natural e fazia parte do senso comum naquele contexto histórico.
Seus contemporâneos acusarm Otto de, tomado por excessivo "entusiasmo" (en + theos), ter assumido mais o papel de um profeta que de um estudioso neste livro. Indignação para uns, admiração para outros, reação comum ante a obra de homens originais e ousados como ele. 
Resumindo em duas palavras: belo e profundo. Bravo, Otto!  Vale a pena ler.