segunda-feira, 24 de maio de 2010

Por que Nínive?

A Livraria da Nova Acrópole de Brasília teve seu nome inspirado na primeira biblioteca do mundo que foi erguida em Nínive, a cidade mais importante da Assíria, pelo rei Assurbanipal II (668-626 a.C.) - século VII a.C.

Composição da bela Nínive no séc. VII a.C
Um pouco de História


Era composta por uma coleção de mais ou menos 25 mil placas de argila (material usado para escrita na época), com textos em escrita cuneiforme – muitos deles bilíngües, em sumério e acádico – sobre o mundo natural, geografia, matemática, astrologia e medicina; manuais de exorcismo e de augúrios; códigos de leis; relatos de aventuras e textos religiosos.

 
 Nínive, cujo nome significa “bela”, fica situada na margem ocidental do rio Tigre e foi a capital da Assíria (atual Iraque). Atualmente, e como conseqüência da guerra no Iraque, Nínive está na lista dos 100 sítios históricos mundiais mais ameaçados, elaborada pelo movimento World Monuments Watch (Observatório dos Monumentos Mundiais).



A Biblioteca de Nínive, um dos mais importantes legados da Mesopotâmia para a história, foi encontrada no século XIX por arqueólogos ingleses. 

Salão com Artefatos de Nínive em Museu da Ingleterra.

Sabe-se que os mesopotâmicos tinham muito apreço pela escrita. Escolas para escribas (edubba) eram comuns nas cidades da época. Uma parábola babilônica dizia: "A escrita é a mãe da eloqüência e o pai dos artistas".

O escriba tinha grande status na sociedade e, a se julgar pela quantidade de plaquetas de argila encontradas em diversos sítios arqueológicos, pode-se imaginar a importância que esse povo dava para o registro escrito. Tamanho acervo de documentos contribuiu muito para a compreensão da cultura da Mesopotâmia. 
-  -  -
 Ilustração retratando o átrio de entrada da Biblioteca de Nínive

A Biblioteca de Nínive aportava o conhecimento e a cultura de sua época, e graças a ela este legado chegou às gerações futuras.  E com este mesmo objetivo,  a livraria da Nova Acrópole de Brasília abre uma porta para o Saber, reunindo o que há de melhor em literatura filosófica, clássica e científica para seu público.

Um comentário:

  1. Estou ansiosa para começar a comentar os bons livros que li, e trocar sugestões. Parabéns pelo layout, bibliotecário de Nínive!

    ResponderExcluir