segunda-feira, 5 de julho de 2010

Livro: O Guia do Imperador


Livro: O Guia do Imperador

Autor: Marco Aurélio

Editora: Academia de Inteligência

1ª Edição - 2007

ISBN: 978-85-7665-245-8

Brochura 14 x 21 cm

208 páginas

R$ 19,90

 
 

               Marco Aurélio levou o Império Romano ao seu apogeu, no entanto permaneceu não corrompido pela riqueza incalculável e o poder absoluto que perverteram muitos de seus predecessores. Marco conhecia o segredo de como viver uma vida boa em meio a circunstâncias penosas e, com freqüência, catastróficas, e como encontrar felicidade e paz quando rodeado por miséria e tumulto. E, ainda, como escolher o certo e difícil em lugar do errado e fácil sem aparentemente considerar seu próprio interesse.

                Τὰ εἰς ἑαυτόν (Para Mim Mesmo) foi o nome pelo qual o documento foi batizado originalmente. Porém foi adotado como Pensamentos Para Mim Mesmo, entre os franceses; Selbsterinnerungen, pelos alemães; Solilóquios, entre os portugueses.  Aqui no Brasil, é mais conhecido o nome Meditações.  Nesta edição O Guia do Imperador as meditações de Marco Aurélio ganham novos comentários e alegorias da editora mas mantêm a originalidade de suas memórias .

               Nem sempre há uma uniformidade entre os capítulos do livro, alguns se compõem de frases soltas, que raramente ultrapassam meia página. Isso explica o motivo pelo qual, em muitas passagens, são feitas alusões que, para o leitor, são incompreensíveis e sem qualquer articulação.

               O que há de constante porém, é o cunho filosófico de seus pensamentos sobre: deuses e cosmos; natureza e razão; a relação do homem com seus semelhantes, consigo mesmo e com as coisas do mundo; o posicionamento que se deve tomar frente ao destino, à morte e à dor, bem como os questionamentos de como o ser humano deve se comportar, agir e viver.

               O Guia do Imperador contém a sabedoria prática e inspiradora com a qual esse extraordinário imperador viveu, não a vida de um santo recluso, mas a de um general, administrador, legislador, marido, pai e juiz assediado por todos os lados. Eis uma tradução vívida e nova dessa obra importante da literatura antiga que mostra que a sabedoria dos estóicos é tão relevante em nossos dias quanto o era no século II. Este livro deve ocupar um lugar na escrivaninha e na pasta de todo aquele que buscar imperar a si mesmo e a seu futuro.
                                                                          
                  

Um comentário: